quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O que é equilíbrio ambiental?

                                                       

Equilíbrio Ambiental é o estado de um ecossistema onde a fauna e a flora são mais ou menos constantes, mostrando assim, uma relação de dependência e ajuste complexo entre as duas.
No equilíbrio ambiental, vários elementos naturais, que fazem parte da cadeia alimentar ou não, estão em equilíbrio, mantendo assim, a continuidade das espécies e o ecossistema ajustado.
Em condições naturais os ecossistemas se mantêm dinamicamente equilibrados. Esse equilíbrio pode ser entendido como um conjunto de interações que buscam o estado menos energético. O mesmo nos ecossistemas é dinâmico, compensando entradas e saídas de materiais e energia.
É preciso perceber que não somos necessários para o "equilíbrio ambiental" e que ele ocorrerá independente de nossas ações. É importante refletir, no entanto, que nós somos a única espécie que pode alterar drasticamente as condições ambientais, e, se pretendemos viver em harmonia com outras espécies, nesse planeta, é necessário começar a planejar nossa ações, tendo em vista que a lei da ação e reação, que governa o universo.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dependência ecológica


Na natureza tudo está interligado, diretamente ou indiretamente, seres vivos ou não, tudo possui uma relação de mutualismo e dependência que resultará no equilíbrio ambiental.
A base de todo esse sistema são as cadeias alimentares, que além de proporcionar a continuidade de vida de cada espécie, também interage com o meio ambiente, principalmente com relação a 'reciclagem' de matéria.
Numa cadeia, a relação de dependência ocorre primeiramente com os produtores, normalmente seres clorofiliados. Depois vêm os consumidores, sendo esses pertencentes a muitos níveis tróficos e que ainda devemos lembrar que nós, seres humanos, nos incluimos nesse grupo, como os consumidores racionais e predadores, que não estão se conscientizando da importância de nosso ecossistema e de todos aqueles que nele habitam para a possibilidade de uma harmonia ambiental e continuidade biológica. E os decompositores, que desempenham importante papel ecologico pois atuam diretamente com o meio ambiente e sua renovação.
Esse processo torna possível a existência de todos os seres da forma mais complexa, exótica e interdependente que se resume na biodiversidade do nosso planeta.